Para quem nunca estudou francês pode parecer até bizarro, mas a palavra "poisson", em francês, significa "peixe" - de forma que poderíamos traduzir o "Poisson d'Avril" por algo como o "peixe de abril". Quer saber qual a relação entre o peixe e as tradições francesas para o 1º de abril? Confira a seguir: Enquanto no Brasil o dia 1º de abril é conhecido como o Dia da Mentira, na França trata-se do dia do "Peixe"! Apesar da diferença no nome, ambas as festas guardam o mesmo espírito: o de zoar com os amigos, pregar peças e contar aqueles causos que não são lá os mais verdadeiros... A única diferença é que os franceses tem um jeitinho bem peculiar de celebrar o 1º de abril: colando peixes de papel nas costas uns dos outros!
De onde vem o 1º de abril?
Embora o termo "poisson d'avril" possa ser encontrado em documentos do século XV, o emprego dessa expressão com sentido de brincadeira ou zombaria só viria a aparecer mais tarde, datando provavelmente dos século XVI ou XVII.
Até por conta da antiguidade do termo, não existe um consenso sobre a sua origem. Entre as diversas explicações possíveis a que tem sido mais difundida é aquela que liga o surgimento do "Poisson d'Avril" à reforma do calendário civil, conduzida pelo rei Carlos IX, em 1564.
Acontece que até essa data o ano novo era celebrado em datas diferentes em diversas regiões da Europa. Imagine a confusão! Na Franças, diversas províncias adotavam o dia 25 de março como marco do ano novo, fosse pela festa da Anunciação, ou pela proximidade com o início da primavera no hemisfério norte. As comemorações, então, se prolongavam até o dia 1º de abril.
Ora, ao reformar o calendário, o rei Carlos IX fixou o início do calendário civil no dia 1º de janeiro, em uma medida que seria posteriormente expandida à todos os reinos cristãos com a adoção do calendário gregoriano, em 1582.
Só que a população não acompanhou a troca do calendário de imediato (afinal, não havia internet, né!!) Por isso, muitas pessoas continuaram a trocar presentes e a comemorar o ano novo na data antiga, no 1º de abril. Com o tempo, dessa confusão com as datas corretas teria surgido a associação do 1º de abril com a noção de algo enganoso, falso, já que esta não era mais a data do ano novo.
Mas por que um peixe?
Por se tratar da época da Quaresma, na qual os cristãos da época realizavam jejuns e seguiam determinadas restrições alimentares, o peixe tinha um papel importante na alimentação da população e era bastante valorizado nesse período.
Da tradição de se oferecer peixes uns aos outros associada à confusão sobre a data de início do ano novo, nasceu a prática de se oferecer peixes falsos para zombar dos desavisados e teimosos que ainda insistiam em comemorar o ano novo no 1º de abril.
Quer saber mais sobre o Poisson d'Avril? Então confira os dois vídeos a seguir (em francês):
Ainda não fala #francês?
Agende uma visita e venha conhecer a Livin'Learning!!
Comments